terça-feira, 20 de novembro de 2007

ATIVIDADE DE LEITURA


Para Gostar de Ler
(Volume 7)
Crônicas
Aeroporto de Conhonhas,uma,duas,várias vergonhas.
Carlos Eduardo Novaes

Ao ser inaugurado,em agosto de 1934, Congonhas era considerado um modelo de “obra aeroviária”. Como todo bom aeroporto que se preza, também ficava a alguns minutos da cidade. Cedo,porém os executivos paulistas, sempre muito atarefados, começaram a reclamar que não podiam perder esses minutos entre a cidade e o aeroporto.
__ O senhor compreende --- queixou –se um executivo a uma autoridade da época –esse percurso nos rouba um pecioso tempo.Será que não dá para chegar a cidade um pouquinho mais para perto do aeroporto?(...)
A cidade continuou sorrateiramente se aproximando, se aproximando, pegou as autoridades distraídas e de repente fez o que os índios fazem com as diligências nos bangue-bangues americanos: cercou o aeroporto.(...)
O Aeroporto de Congonhas é um digno exemplo do milagre brasileiro. É realmente um milagre que no local ainda não tenha havido um acidente de proporções supersônicas. O aeroporto está condenado desde o congresso brasileiro aeronáutico, realizado em 1958(...)
E não é muito raro se ver um avião,ao pousar, abrir os pára-quedas, para não varar a pista e sair lá pela avenida Rubem Berta. Ano passado, um turboélice errou nas contas, atravessou a pista e foi bater num poste na avenida Jabaquara(...)
Vivendo anos debaixo do ruído permanente das aeronaves, os moradores de Congonhas, aos poucos, foram modificando seus hábitos, seus costumes, seus encontros:
__Eu queria dar um pulinho aí para lhe ver – disse uma amiga da tia do Aristides, falando pelo telefone.
__Venha mesmo – respondeu a tia – que nós precisamos conversar.
__E qual é a melhor hora pra você?
__Ah, venha depois do Boeing das oito.
As janelas das casas, por exemplo, só tem a armação.Os vidros foram dispensados e, 1958, quando chegou o primeiro jato. Sempre que levantava vôo, o jato quebrava todas as vidraças do bairro. Os espelhos, para não estilhaçarem, já são comprados aos cacos. As antenas de televisão são subterrâneas. Uma vez, um Lockeed calculou mal a descida e aterrissou com 11 antenas de televisão espetadas no bojo(...)
__Boa tarde – disse ela – eu vim buscar minhas roupas que vieram nesse Jumbo que acabou de descer.(...)
__Não. Elas não estavam na mala.
__Não? – voltou a moça – Estavam onde, então?
__Estavam no varal lá de casa.(...)
Ninguém no bairro usa relógio. Todos se orientam pelos vôos. Na casa da tia do Aristides a família acorda às 6h43m quando passa o Viscount prefixo PP-PTB; toma banho às 10h29m, na passagem do Boeing-747; almoça às 12h43m com o Caravelle.
Aristides, que passou uns dias em Congonhas, ficou impressionado com a tarimba da tia. Um dia acordou e perguntou a ela como estava o tempo lá fora.(...)
. São 300 decolagens ou aterrissagens por dia, o que dá em média um ronco de aviçao a cada quatro minutos. Como o ruído alcança 140 decibéis – o ouvido humano suporta sem danos 85 – conclui-se que os moradores de Congonhas em matéria de barulho são vice-campeões mundias(...)
No Hospital do Servidor Público, próximo ao aeroporto, a primeira providência para com uma criança ao nascer é botar-lhe algodão nos ouvidos. Depois, então, cortar-se o cordão umbilical(...)
__Mas que avião? - perguntou o velho consultando o céu – Não tem avião agora.
__Foi o que acabou de descer. Ele não é mais rápido que o som? Então. Com o avião supersônico é assim mesmo. O som chega sempre com 10 minutos de atraso.(...)
Por que parece que agora as coisas vão mudar. Reconhecendo que os ruídos dos aviões vem criando vários problemas para os moradores de Congonhas, as autoridades resolveram interditar os vôos das 22 às 6 horas da manhã, para que o pessoal possa dormir mais um pouco.
__Mas por que só em Congonhas? – perguntou um carioca – E o pessoa da Ilha do Governador?
__Bem – respondeu um funcionário da DAC – o pessoal da ilha tem que esperar. Afinal, não podem dormir todo mundo ao mesmo tempo.(...)
Texto – Aeroporto de Congonhas,uma,duas,várias vergonhas
Crônica.
Autor: Carlos Eduardo Novaes
Tema: CAOS AÉREO
Turma: 8ª série
Capacidades de Compreensão:
- Ativação de conhecimentos prévios;
- Localizar informações explícitas no texto;
- Inferir informações locais ou globais;
- Identificar a finalidade do texto;
- Percepção de relações de intertextualidade; interdiscursividade;
- Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e ou políticos;
Antes da Leitura
-Comentar sobre o gênero (crônica) sua esfera de circulação, autor, publicação.
-Exposição de reportagens e fotos do acidente aéreo de Congonhas recentemente.
-Levantamento das opiniões dos alunos em relação ao tema;
A sua interpretação crítica do texto:
- O direito à opinião própria.
- Crescer em conhecimento e experiências.
- Ver, ouvir, sentir e optar.
Durante a leitura
-Leitura da crônica, Aeroporto de Congonhas,uma,duas,várias vergonhas.
Carlos Eduardo Novaes, pela professora.
-Em seguida, leitura realizada pelos alunos.
- Leitura de reportagens extraída de jornal, para confrontar opiniões.
Depois da Leitura
1. Debate sobre o tema, comparando-o com vários outros temas sociais.
2. Elaboração de um texto dissertativo reportando o tema.
Maria Alice.
CURSO: DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Supervisora: Maria Aparecida S. C. Neves
ATP: Tamar Naline Shumiski

Aluna: Maria Alice Oliveira Marcolino
Avaliação do primeiro mês

Acredito que os objetivos propostos para esta primeira unidade foram alcançados. Neste curso eu aprendi muitas maneiras de comprender e analisar um texto de forma mais profunda e também pude refletir em práticas que foram muito importantes para as habilidades de leitura e escrita e aprofundar os estudos relacionados aos diferentes gêneros textuais. O contato com blog é uma maneira distinta de troca de experiências cheia de novidades onde se pode encontrar jeitos diversos de escrever e outras mareiras de leitura nas diferentes áreas de conhecimento. Tem sido uma nova oportunidade onde se busca uma maneira diferente de fazer leitura e dá para aprofundar mais o que já se conhece.Há uma preocupação em capacitar professores de várias áreas buscando uma forma de incentivar ainda mais a leitura e a escrita . A exploração dos conceitos de esferas de atividades humanas e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita na medida que do ponto de vista textual, todo gênero está associado a uma esfera de atividade humana. Em minha escola estamos empenhando em despertar no nossos alunos o interesse pela leitura, nas aulas sempre são colocadas várias prática de leitura e escrita garantindo aos mesmos atividades significativas para que desenvolvam as habilidades de compreensão e produção de texto. Para isto oferecemos leituras, interpretações e produções de textos de diversos gêneros ; são propostas vários tipos de recursos que incentivam a leitura e a escrita.







Nenhum comentário: