sábado, 24 de novembro de 2007

ATIVIDADE FINAL


Mensagem:
" Para os pais, o filho é sempre filho tenha ou não talento''
( Confúcio )
Texto Passo na escada
Depois...muito depois...o ruído de um passo .
Um passo forte, lépido, vivo,familiar.
Um passo que vem vindo e que sobe depressa os degraus de uma escada. Um passo que ouço extasiada,e espero numa ânsia sem palavras, reconhecendo entre todos os outros o seu pisar, ágil e diferente, que a tudo, como a mim, enche de esperança. Sei que para chegar não encontra embaraço; pula os degraus de dois em dois, correndo. Sinto-o ao longe, ouço-o vir, quero-lhe bem. Subindo, escuto-o definir-se, aproximar-se,entrar.....
É um passo que me encanta, me conforta e me atrai. E, de súbito, o passo toma corpo, torna-se dois braços que me arrebatam do chão, faz-se um rosto de homem, sorridente, belo, moço, um rosto de carinho e de alegria que eu não canso de ver e rever todo o dia, um rosto que se inclina sobre a minha pequenez com adoração, um rosto que resume todas as minhas ideiazinhas de força e de confiança, o símbolo de toda proteção:papai!!!
( Maria Eugênia Celso)
Capacidades de leitura:
-Antecipação ou predição
-Localização de informações explícitas no texto
-Identificar a finalidade do texto
-Elaboração de apreciações relativas a valores éticos
-Relação de intertextualidade

Antes da leitura:
-Levantamento de hipóteses sobre o tema a partir do título
-Comentar sobre o gênero(crônica), sua esfera de circulação, autor, publicação
-Comentários dos alunos sobre o assunto

Durante a leitura:
-Leitura compartilhada
-Discussão a respeito da importância da família para a formação do cidadão
Depois da leitura:
-Reflexão sobre o assunto
-Intertextualidade com o pensamento: " Aquele que não consegue encontrar alegria no seio da família, onde a irá buscar?''
( Tamayo )
-Ilustração do texto.
Joana

Um comentário:

Tamara disse...

Professoras, parabéns pela conclusão das atividades com eficiência e capricho. Vocês se mostraram esforçadas e compromissadas com o curso. Aguardamos vocês em 2008. Abs, Cid e Tamar.