sábado, 24 de novembro de 2007

ATIVIDADE FINAL


Mensagem:
" Para os pais, o filho é sempre filho tenha ou não talento''
( Confúcio )
Texto Passo na escada
Depois...muito depois...o ruído de um passo .
Um passo forte, lépido, vivo,familiar.
Um passo que vem vindo e que sobe depressa os degraus de uma escada. Um passo que ouço extasiada,e espero numa ânsia sem palavras, reconhecendo entre todos os outros o seu pisar, ágil e diferente, que a tudo, como a mim, enche de esperança. Sei que para chegar não encontra embaraço; pula os degraus de dois em dois, correndo. Sinto-o ao longe, ouço-o vir, quero-lhe bem. Subindo, escuto-o definir-se, aproximar-se,entrar.....
É um passo que me encanta, me conforta e me atrai. E, de súbito, o passo toma corpo, torna-se dois braços que me arrebatam do chão, faz-se um rosto de homem, sorridente, belo, moço, um rosto de carinho e de alegria que eu não canso de ver e rever todo o dia, um rosto que se inclina sobre a minha pequenez com adoração, um rosto que resume todas as minhas ideiazinhas de força e de confiança, o símbolo de toda proteção:papai!!!
( Maria Eugênia Celso)
Capacidades de leitura:
-Antecipação ou predição
-Localização de informações explícitas no texto
-Identificar a finalidade do texto
-Elaboração de apreciações relativas a valores éticos
-Relação de intertextualidade

Antes da leitura:
-Levantamento de hipóteses sobre o tema a partir do título
-Comentar sobre o gênero(crônica), sua esfera de circulação, autor, publicação
-Comentários dos alunos sobre o assunto

Durante a leitura:
-Leitura compartilhada
-Discussão a respeito da importância da família para a formação do cidadão
Depois da leitura:
-Reflexão sobre o assunto
-Intertextualidade com o pensamento: " Aquele que não consegue encontrar alegria no seio da família, onde a irá buscar?''
( Tamayo )
-Ilustração do texto.
Joana

terça-feira, 20 de novembro de 2007

ATIVIDADE DE LEITURA


Para Gostar de Ler
(Volume 7)
Crônicas
Aeroporto de Conhonhas,uma,duas,várias vergonhas.
Carlos Eduardo Novaes

Ao ser inaugurado,em agosto de 1934, Congonhas era considerado um modelo de “obra aeroviária”. Como todo bom aeroporto que se preza, também ficava a alguns minutos da cidade. Cedo,porém os executivos paulistas, sempre muito atarefados, começaram a reclamar que não podiam perder esses minutos entre a cidade e o aeroporto.
__ O senhor compreende --- queixou –se um executivo a uma autoridade da época –esse percurso nos rouba um pecioso tempo.Será que não dá para chegar a cidade um pouquinho mais para perto do aeroporto?(...)
A cidade continuou sorrateiramente se aproximando, se aproximando, pegou as autoridades distraídas e de repente fez o que os índios fazem com as diligências nos bangue-bangues americanos: cercou o aeroporto.(...)
O Aeroporto de Congonhas é um digno exemplo do milagre brasileiro. É realmente um milagre que no local ainda não tenha havido um acidente de proporções supersônicas. O aeroporto está condenado desde o congresso brasileiro aeronáutico, realizado em 1958(...)
E não é muito raro se ver um avião,ao pousar, abrir os pára-quedas, para não varar a pista e sair lá pela avenida Rubem Berta. Ano passado, um turboélice errou nas contas, atravessou a pista e foi bater num poste na avenida Jabaquara(...)
Vivendo anos debaixo do ruído permanente das aeronaves, os moradores de Congonhas, aos poucos, foram modificando seus hábitos, seus costumes, seus encontros:
__Eu queria dar um pulinho aí para lhe ver – disse uma amiga da tia do Aristides, falando pelo telefone.
__Venha mesmo – respondeu a tia – que nós precisamos conversar.
__E qual é a melhor hora pra você?
__Ah, venha depois do Boeing das oito.
As janelas das casas, por exemplo, só tem a armação.Os vidros foram dispensados e, 1958, quando chegou o primeiro jato. Sempre que levantava vôo, o jato quebrava todas as vidraças do bairro. Os espelhos, para não estilhaçarem, já são comprados aos cacos. As antenas de televisão são subterrâneas. Uma vez, um Lockeed calculou mal a descida e aterrissou com 11 antenas de televisão espetadas no bojo(...)
__Boa tarde – disse ela – eu vim buscar minhas roupas que vieram nesse Jumbo que acabou de descer.(...)
__Não. Elas não estavam na mala.
__Não? – voltou a moça – Estavam onde, então?
__Estavam no varal lá de casa.(...)
Ninguém no bairro usa relógio. Todos se orientam pelos vôos. Na casa da tia do Aristides a família acorda às 6h43m quando passa o Viscount prefixo PP-PTB; toma banho às 10h29m, na passagem do Boeing-747; almoça às 12h43m com o Caravelle.
Aristides, que passou uns dias em Congonhas, ficou impressionado com a tarimba da tia. Um dia acordou e perguntou a ela como estava o tempo lá fora.(...)
. São 300 decolagens ou aterrissagens por dia, o que dá em média um ronco de aviçao a cada quatro minutos. Como o ruído alcança 140 decibéis – o ouvido humano suporta sem danos 85 – conclui-se que os moradores de Congonhas em matéria de barulho são vice-campeões mundias(...)
No Hospital do Servidor Público, próximo ao aeroporto, a primeira providência para com uma criança ao nascer é botar-lhe algodão nos ouvidos. Depois, então, cortar-se o cordão umbilical(...)
__Mas que avião? - perguntou o velho consultando o céu – Não tem avião agora.
__Foi o que acabou de descer. Ele não é mais rápido que o som? Então. Com o avião supersônico é assim mesmo. O som chega sempre com 10 minutos de atraso.(...)
Por que parece que agora as coisas vão mudar. Reconhecendo que os ruídos dos aviões vem criando vários problemas para os moradores de Congonhas, as autoridades resolveram interditar os vôos das 22 às 6 horas da manhã, para que o pessoal possa dormir mais um pouco.
__Mas por que só em Congonhas? – perguntou um carioca – E o pessoa da Ilha do Governador?
__Bem – respondeu um funcionário da DAC – o pessoal da ilha tem que esperar. Afinal, não podem dormir todo mundo ao mesmo tempo.(...)
Texto – Aeroporto de Congonhas,uma,duas,várias vergonhas
Crônica.
Autor: Carlos Eduardo Novaes
Tema: CAOS AÉREO
Turma: 8ª série
Capacidades de Compreensão:
- Ativação de conhecimentos prévios;
- Localizar informações explícitas no texto;
- Inferir informações locais ou globais;
- Identificar a finalidade do texto;
- Percepção de relações de intertextualidade; interdiscursividade;
- Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e ou políticos;
Antes da Leitura
-Comentar sobre o gênero (crônica) sua esfera de circulação, autor, publicação.
-Exposição de reportagens e fotos do acidente aéreo de Congonhas recentemente.
-Levantamento das opiniões dos alunos em relação ao tema;
A sua interpretação crítica do texto:
- O direito à opinião própria.
- Crescer em conhecimento e experiências.
- Ver, ouvir, sentir e optar.
Durante a leitura
-Leitura da crônica, Aeroporto de Congonhas,uma,duas,várias vergonhas.
Carlos Eduardo Novaes, pela professora.
-Em seguida, leitura realizada pelos alunos.
- Leitura de reportagens extraída de jornal, para confrontar opiniões.
Depois da Leitura
1. Debate sobre o tema, comparando-o com vários outros temas sociais.
2. Elaboração de um texto dissertativo reportando o tema.
Maria Alice.
CURSO: DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Supervisora: Maria Aparecida S. C. Neves
ATP: Tamar Naline Shumiski

Aluna: Maria Alice Oliveira Marcolino
Avaliação do primeiro mês

Acredito que os objetivos propostos para esta primeira unidade foram alcançados. Neste curso eu aprendi muitas maneiras de comprender e analisar um texto de forma mais profunda e também pude refletir em práticas que foram muito importantes para as habilidades de leitura e escrita e aprofundar os estudos relacionados aos diferentes gêneros textuais. O contato com blog é uma maneira distinta de troca de experiências cheia de novidades onde se pode encontrar jeitos diversos de escrever e outras mareiras de leitura nas diferentes áreas de conhecimento. Tem sido uma nova oportunidade onde se busca uma maneira diferente de fazer leitura e dá para aprofundar mais o que já se conhece.Há uma preocupação em capacitar professores de várias áreas buscando uma forma de incentivar ainda mais a leitura e a escrita . A exploração dos conceitos de esferas de atividades humanas e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita na medida que do ponto de vista textual, todo gênero está associado a uma esfera de atividade humana. Em minha escola estamos empenhando em despertar no nossos alunos o interesse pela leitura, nas aulas sempre são colocadas várias prática de leitura e escrita garantindo aos mesmos atividades significativas para que desenvolvam as habilidades de compreensão e produção de texto. Para isto oferecemos leituras, interpretações e produções de textos de diversos gêneros ; são propostas vários tipos de recursos que incentivam a leitura e a escrita.







Avaliação

Avaliação do primeiro mês

Neste curso temos a oportunidade de praticar as habilidades de leitura e escrita e aprofundar o estudos relacionados aos diferentes gêneros textuais. O contato com o gênero blog é uma novidade para mim.
Podemos refletir também sobre a importância em se praticar estas habilidades (leitura e escrita) nas diferentes áreas do conhecimento, visto que a linguagem está ligada às diversas atividades humanas. Penso que o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita deve ser preocupação de professores de todas as disciplinas. Este curso está capacitando os professores para este trabalho que até então parecia ser uma preocupação específica do professor de Língua Portuguesa.
As atividades de leitura e escrita por parte do professor, muitas vezes tem caráter didático, ou seja, o professor lê e escreve unicamente para dar aula, ficando esquecida a leitura por prazer e consequentemente a prática da escrita também. No decorrer do curso estamos sendo motivados a ler e escrever. Esta está sendo uma experiência enriquecedora para o nosso trabalho. Parabéns às mediadoras Tamar e Cid que têm conduzido as orientações de maneira dinâmica e organizada.
Joana Dark

ATIVIDADE FINAL


"PODEMOS CONHECER O UNIVERSO?
REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL"
*Carl Edward Sagan

Carl Sagan nos mostra através deste texto como é o Universo, o que ele representa. O autor acredita que, diante da grandeza da criação divina ou da evolução, dependendo da teoria que adotemos, pouco sabemos sobre tal realidade..O texto na verdade fala sobre os mistérios da natureza ele nos leva a reflexão em até que ponto podemos compreender o Universo comparando-o com os mistérios de um grão de sal. O fato de se refletir sobre um grão de sal torna valoroso desde uma pequena experiência até a imensidão do universo.A nossa percepção pode ser distorcida pela educação, pelos preconceitos ou apenas pelas limitações dos nossos órgãos sensitivos, que, obviamente, não apercebem diretamente senão uma fracção mínima dos fenómenos do mundo. Mas até onde podemos verdadeiramente conhecer o universo que nos rodeia? Às vezes, esta pergunta é feita por pessoas que esperam que a resposta seja dada na negativa, porque têm medo de um universo em que tudo possa, um dia, ser revelado. E às vezes ouvimos declarações de cientistas afirmando, confiantes,que tudo o que vale a pena conhecer será conhecido.Há muito o que se descobrir no que é desconhecido, inclusive em relação ao universo A ciência é mais um modo de pensar do que um conjunto de conhecimentos

Relato comentado -Podemos conhecer o Universo? Reflexões sobre um grão de sal

O texto de Carl Sagan traz a definição de ciência, seus objetivos e método. Para o autor, ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos. Seu objetivo é compreender o funcionamento do mundo e procura as regularidades das coisas. O principal artifício da ciência consiste em realmente pensar sobre as coisas, ou seja, representa a explicação para os fenômenos que ocorrem.
Segundo o autor, o fazer científico está baseado na observação crítica dos eventos, no levantamento de hipóteses, na checagem das mesmas, na experimentação.
O texto traz um questionamento: "Até que ponto podemos conhecer o Universo à nossa volta?" e mostra que essa questão é colocada por pessoas que aguardam uma resposta negativa, que receiam um Universo em que tudo um dia será conhecido. Alguns cientistas dizem que tudo aquilo que vale a pena conhecer será em breve conhecido ou já o é.
Os seres humanos sempre buscam as regularidades das coisas nas leis naturais numa tentativa de compreender o Universo.
Por outro lado, o senso comum, na maioria das vezes, traz uma expilicação para o funcionamento do Universo.
Na busca pela explicação das coisas, o cientista compara a molécula de sal com toda sua regularidade e movimento ao Universo.
Existem limitações ao que o homem pode fazer, tais limitações tornam o mundo cogníscivel. Cada limitação corresponde a uma lei da natureza, a uma limitação do Universo.
O autor termina dizendo que gosta do Universo que inclua muito de desconhecido e, ao mesmo tempo, muito de conhecido. Para ele, um Universo onde tudo fosse conhecido seria estático e monótono. E ainda, um Universo incognicível não é lugar para um ser pensante.
Joana

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ATIVIDADE FINAL



RELATO COMENTADO :


"SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO"


Italo Calvino


Vai se dizer que a literatura só se realiza plenamente quando encontra o leitor. No entanto, ao contrário do que seria razoável imaginar, raras vezes ele é chamado à frente da cena ficcional. Publicado na Itália em 1979, traduzido no Brasil em 1982 e agora relançado por aqui em nova tradução, "Se um Viajante numa Noite de Inverno", romance de Italo Calvino (1923-1985), é talvez o mais bem-sucedido esforço de valorização do leitor em uma obra literária. Nesse "hiper-romance", o leitor é simplesmente o protagonista. Tudo se resume ao significado dessa peça fundamental da engrenagem narrativa, espécie de "única realidade" que restaria ao romance depois de concluído o ato de escrevê-lo.Italo Calvino explora o melhor da literatura fantástica. Tece toda uma história na qual o Leitor é um personagem na segunda pessoa que se envolve em um romance cheio de aventura, mistério, paixões e perigos. Essa técnica, muito bem trabalhada por sinal, é o mais chamativo dos muito ricos recursos estilísticos que prendem a atenção por todo o romance. O resultado que se tem é um meta-livro no qual é impossível não haver uma identificação do leitor "que lê" com o leitor "lido", nas palavras do autorItalo
Calvino é romancista e ensaísta.
Nasceu em Cuba e mora na Itália, país de que adotou a língua em seus textos

ATIVIDADE FINAL


RELATO COMENTADO "O MILAGRE BRASILEIRO "
Fausto Boris
O "milagre econômico" é a denominação dada à época de excepcional crescimento econômico ocorrido durante a ditadura militar, ou anos de chumbo, especialmente entre 1969 e 1973, no governo Médici.Nesse período áureo do desenvolvimento brasileiro em que, paradoxalmente, houve aumento da concentração de renda e da pobreza" início do Regime Militar a inflação chega a 80% ao ano, o crescimento do Produto Nacional Bruto (PNB) é de apenas 1,6% ao ano e a taxa de investimentos é quase nula. As interpretações sobre os determinantes do "milagre" podem ser agrupadas em três grandes grupos. A primeira interpretação enfatiza a importância da política econômica do período 1968/73, com destaque para as políticas monetária e creditícia expansionistas e os incentivos às exportações. Uma segunda linha de interpretação atribui grande parte do "milagre" ao ambiente externo favorável, devido à grande expansão da economia internacional, melhoria dos termos de troca e crédito externo farto e barato. Já uma terceira explicação credita grande parte do "milagre" às reformas institucionais do Paeg (1964/66), em particular às reformas fiscais/tributárias e financeira, que teriam criado as condições para a aceleração subseqüente do crescimento. Diante desse quadro, o governo adota uma política recessiva e monetarista, consolidada no Programa de Ação Econômica do Governo (Paeg), elaborado pelos ministros da Fazenda, Roberto de Oliveira Campos e Octávio Gouvêa de Bulhões. Inúmeros hábitos novos de consumo faziam o delírio dos beneficiados pelo crescimento econômico. O Brasil emergia subitamente como um dos mais dinâmicos mercados de TV do Terceiro Mundo. A programação da Rede Globo, especialmente seu "Jornal Nacional", disseminava os ideais de "segurança e desenvolvimento" do regime militar, incutindo hábitos culturais e louvando as conquistas governamentais.

Relato comentado - Se um viajante numa noite de inverno

Neste texto o autor Ítalo Calvino faz um convite ao leitor para mergulhar na leitura de seu romance. Para isso ele sugere que o leitor se afaste de tudo o que possa atrapalhar a leitura de modo que essa viagem ao mundo de fantasia seja uma experiência prazeirosa e encantadora. Ele sugere, entre outras coisas, que o leitor se afaste do barulho, procure um lugar calmo, encontre a posição mais adequada, enfim, que o leitor providencie tudo aquilo que possa interromper a leitura.
A experiência da leitura deve acontecer exatamente como sugere Calvino, como uma viagem e que nada atrapalhe esta viagem para que possamos tirar dela o maior proveito.
O autor faz algumas reflexões a respeito das expectativas em relação à leitura em comparação à nossa vida, às pessoas, aos acontecimentos, etc.Ele diz que em relação a tudo o que acontece, nós já aprendemos que o melhor que se pode esperar é evitar o pior. E quanto aos livros: como já renunciamos a tanta coisa na vida, talvez seja justo nos conceder o prazer juvenil da expectativa num âmbito bastante restrito, mas este é um risco natural que devemos correr.
Joana

COM CARINHO


Diversão


FS


TOMA ESTE PEQUENO ANJO
E GUARDA-LO PERTO DE TI
ELE É TEU ANJO DA GUARDA
ENVIADO PARA CUIDAR DE VOCÊ

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

fa

Apreciação de valores éticos e políticos

Atividade 9 - Os maus tratos, as péssimas condições de trabalho e a exploração sofridas pelos trabalhadores desencadeou uma revolta contra os patrões. A ação feita com os gatos simbolizava o que os operários desejavam fazer com os patrões.

Atividade 10 - Os trabalhadores eram escravizados, dormiam e se alimentavam mal. O massacre de gatos representa uma maneira de protesto contra essa situação desumana em que viviam os operários.

Atividade 11 - A mulher percebeu que o que estava acontecendo com os gatos provavalmente iria acontecer com ela e o marido. Eles seriam as próximas vítimas do massacre.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Vozes do discurso

No texto "Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos na Rua Saint Séverin", o recurso de linguagem utilizado pelo autor é a Polifonia Discursiva já que o narrador dialoga no texto com o operário e até mesmo com o leitor. O narrador dá voz a uma classe pouco privilegiada da sociedade , representada no texto pelo operário Contat.

Situação de produção

Para se conseguir uma compreensão efetiva de um texto é importante ter informações sobre o autor e as condições de produção deste texto (data de publicação, sua esfera de circulação e o campo de conhecimento que aborda).
O texto representa a imagem do autor, seu campo de atuação, o momento histórico-social em que foi produzido, assim como os interesses e ideologia de seu portador.

Predições sobre o texto "Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos na Rua Saint-Séverin"

Trabalhadores de uma fábrica, indignados, fazem manifestação. Eles protestam contra a matança de gatos que incomodavam a vizinhança.
Alguns trabalhadores alimentavam os gatinhos nos fundos da fábrica. Os vizinhos, cansados com tanto barulho feito pelos gatos, principalmente à noite, começam a matar os bichinhos e os operários resolvem protestar contra tal ato absurdo.
Acreditamos que este fato tenha ocorrido na França porque o nome da rua no título do texto (Saint Séverin) parece ser de origem francesa.

sábado, 3 de novembro de 2007

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

LIVRO ESCOLHIDO


Português :Linguagens
William Roberto Cereja, Tereza Cochar Magalhães.
8° série
Editora Atual

Cinco termos e seus verbetes

tempo1 tem.po1sm (lat tempu) 1 Medida de duração dos seres sujeitos à mudança da sua substância ou a mudanças acidentais e sucessivas da sua natureza, apreciáveis pelos sentidos orgânicos 2 Estado meteorológico da atmosfera; vento, ar, temperatura. 3 Horas de lazer, horas vagas. 4 Delonga, dilação, prazo. 5 Gram Flexão que indica o momento de ação dos verbos.

Célula do Lat. celula, pequena cela s. f., dim. de cela; casulo de semente; cada um dos quartos ou alojamento dos cardeais; Med., a mais pequena porção do organismo capaz de vida independente cada um dos elementos plásticos, microscópicos, dos tecidos orgânicos; pequena cavidade ou interstício no tecido esponjoso dos ossos, etc. .

Relação do Lat. Relatione s. f., acto ou efeito de relata; narração; notícia;
descrição; informação; rol; lista; ligação; conexão ;analogia; quociente; espaço entre dois sons, na música; (no pl. ) convivência; (no pl. ) pessoa ou pessoas com quem se convive;(no pl. ) acto sexual. Psic., -s humanas: expressão ligada à racionalização e organização científica do trabalho, pretendendo, então, traduzir a importância atribuída aos factores humanos numa empresa; -s públicas: conjunto de actividades que trata de influir na opinião pública para suscitar nela uma reacção favorável à empresa.


Espaço do Lat. Spatiu s. m., extensão indefinida; vácuo situado além da atmosfera da Terra, onde se encontram todos os corpos celestes do Universo; área; duração; demora; adiamento, prorrogação Mús., intervalo de uma linha a outra na pauta musical; Mecâ trajectória descrita por um ponto em movimento loc. adv., de -: espaçadamente, com vagar, com largueza de - a -: com intervalos, de tempos a tempo.

Tecido adj., feito no tear; fig., urdido; preparado; tramado; s. m., qualquer trabalho feito em tear; tela produzida pelo tear; qualquer confecção obtida pelo entrelaçamento de fios e tramas pano; estofo; Biol., massa de células contíguas, originadas por subdivisão, de forma e conteúdo idênticos e especializadas no desempenho de uma determinada função; ordem; encadeamento; conjunto; série; acumulação

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Esquema




ATIVIDADE 3: MICRÓCUS


O micrócus é um micróbio. E como tal não o poderemos ver, a não ser, é claro, por um microscópio. Ele, porém, dificilmente é visto, mesmo através de tal aparelho, pois sua nitidez não tem limite. Detesta aparecer. Quando o empurramos à força, ele fica vermelho e nunca nos olha no rosto. Sua função é trazer até nós uma doença fatal: a microcunésia!!! Pois se ele nos espeta com aquela setinha que carrega na mão, o resultado é terrível, se bem que ninguém saiba exatamente o que é, pois nunca ninguém foi espetado.Extremamente delicado e atencioso com todos, ele tem seus aposentos nas proximidades do Cerebellum, num quartinho por demais confortável, graciosamente florido, com as flores dispostas com notável bom gosto pelo quarto, em belos vasos sanguíneos. Nesse mesmo quarto, ele arrisca de vez em quando pintar um quadro e, sem nenhuma pretensão,pinta lindos motivos florais de cativante frescura.Podemos até visitá-lo depois do seu expediente, quando seremos acolhidos com um lanche apetitoso. Se ele não conversa muito, por causa da sua timidez, escuta maravilhosamente – e, principalmente, acredita em tudo o que a gente fala e adora as nossas piadas.Certa vez, um micrócus se apaixonou por um anticorpo que era freira. Desse amor impossível, resultou a desgraça dos dois. Ela por sua heresia, foi queimada viva numa úlcera, transformando-se em santa e indo para o céu da boca. Ele foi condenado a passar o resto da vida numa prisão de ventre.Mas, o micrócus mais célebre foi um que conseguiu escalar um homem de dois metros, dos pés à cabeça, em três horas apenas; lá chegando, hasteou, altiva, a bandeira da sua espécie, imortalizando-a para todo o sempre.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Texto de Dooling e Landman

Então, as três irmãs fortes e resolutas saíram à procura de provas, abrindo caminho, às vezes através de imensidões tranquilas, mas amiúde através de picos e vales turbulentos.

Inferências sobre o texto de Dooling e Landman

O texto trata da viagem de Cristóvão Colombo, que é o herói, à América, as três irmãs são as três caravelas, as imensidões tranquilas, os picos e vales turbulentos ficam na América do Sul, o termo gema refere-se ao ouro que o conquistador teria como pagamento, criaturas aladas são os pássaros.

Mural da ciência - Características da ciência

- A ciência envolve mais do que uma catalogação de fatos do que a descoberta, através da tentativa e erro, maneiras de proceder que funcionam;
- A verdadeira ciência consiste em saber por que razão as coisas funcionam;
- O conhecimento científico é algo de especial que transcende a cultura;
- A ciência é uma das principais atividades humanas, é contemplação da natureza e também muitas outras coisas;
- A ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos;
- A ciência consiste em pensar sobre alguma coisa;
- A ciência é baseada na experimentação, na disposição de desafiar velhos dogmas.

Letramento e capacidades de leitura para a cidadania (Roxane Rojo)

A autora discute como as práticas de letramento e de leitura escolar, em todas as disciplinas da educação básica, deveriam ser diversificadas e alargadas, de maneira a preparar os jovens para uma leitura cidadã, inclusive na escola.
O texto mostra o desenvolvimento de pesquisas e teorias sobre leitura a partir da 2ª metade do século passado até hoje e consequentemente o aumento de informações a respeito, apontando para as capacidades de leitura.
Atualmente a leitura é vista como um ato de colocar um discurso(texto) em contato com outros discursos anteriores com possibilidades de réplica, dando origem a novos discursos(textos). O discurso é visto como um conjunto de sentidos e apreciações de valor das pessoas e das coisas de acordo com o lugar social do autor e do leitor e da interação entre eles: finalidades da leitura e produção do texto e a esfera social de comunicação em que o ato da leitura se dá.
Contudo, a leitura escolar parece ter parado no início da 2ª metade do século passado. Poucas e básicas capacidades leitoras têm sido ensinadas, avaliadas e cobradas pela escola, o que inviabiliza a leitura cidadã numa sociedade urbana e globalizada, altamente letrada como a atual.
De acordo com Bakhtin (1934-35:142, in Rojo-2002), a palavra de outrem se apresenta não mais na qualidade de informações, indicações, regras, modelos, etc., - ela procura definir as próprias bases de nossa atitude ideológica em relação ao mundo e de nosso comportamento, ela surge aqui como a palavra autoritária e como a palavra internamente persuasiva.
Cabe à escola e à educação como lugar de formação do sujeito social e espaço de construção da moral e da ética, de circulação das ideologias (pelo menos deveria ser), proporcionar ao aluno possibilidades para o exercício da compreensão, capacitando-o a utilizar-se da palavra de outrem não de maneira autoritária, mas de maneira internamente persuasiva para dela fazer uso num exercício de revisão e réplica.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Senso comum

Para Carl Sagan, senso comum é a compreensão das coisas, que se dá não pelo estudo e experimento, mas sim pela obsevação e análise do mundo prático.

Resumo: A procura de regras

Este é o único meio possível de compreender o vasto e complexo Universo, isto é o que se chama de ciência. As das leis naturais explicam os eventos que ocorrem no Universo. É a partir daí que o ser humano é capaz de compreender o Universo em que vive.

Generalizações parciais, seleções e síntese sobre o texto "Podemos conhecer o Universo? Reflexões sobre um grão de sal"

(1) A
(10) B
(11) C
(14) D
(7) E
(9) F
(15) G
(2) H
(6) I
(3) J
(8) K
(12) L
(13) M
(4) N
(5) O

Definição do fazer científico

Na nossa opinião, os trechos que definem o fazer científico no texto Podemos conhecer o Universo? - Reflexões sobre um grão de sal, de Carl Sagan, são os seguintes: "Além disso, o principal artifício da ciência consiste em pensar sobre alguma coisa." ,"A procura de regras, o único meio possível de compreender tão vasto e complexo Universo." e "Se você gasta algum tempo adimitindo várias hipóteses, checando-as para ver se têm sentido, se se ajustam com algo que já sabemos, imaginando testes que possam incorporar ou esvaziar nossas hipóteses, está fazendo ciência."

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Mural da Ciência

A ciência para nós é o princípio que orienta no desenvolvimento dos estudos sobre os fatos da língua.

Aspectos que caracterizam a ciência:
Pesquisa, experimento, estudo, análise, seminário, avaliação, etc.

sábado, 6 de outubro de 2007

3º versão – Ler e Escrever deve ser um compromisso de todas as áreas.

Penso que é dever de todas as áreas disciplinares, pois cabe a todos os componentes curriculares explorarem os mais diferentes gêneros . O trabalho com os vários gêneros dos discursos em circulação possibilita o trabalho das diversas disciplinas no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.

ANÁLISE DAS PROPOSTAS A e B

( Escrita)

A proposta A não fornece subsídios essenciais para que o aluno possa compreendê-la e realizá-la corretamente, atendo-se unicamente à gramática. Em contra partida a proposta B apresenta direcionamento para que o aluno compreenda e possa realizar de forma eficiente, apresentando o assunto e direcionando pesquisas que farão com que eles, após obterem as informações, possam analisar, confrontar, posicionar-se sobre os fatos, estabelecendo relações entre informações do presente e do passado.

Maria Alice socializada com Anabel e Vera

ANÁLISE DAS PROPOSTAS A e B

(LEITURA)
Analisando a proposta A, observamos que através das questões, pretende-se chegar somente à compreensão do texto, pois as mesmas se atêm às informações , contemplando apenas uma habilidade, que é localizar informações explícitas no texto, e isso faz com que dificulte a efetiva compreensão do mesmo.Por outro lado, a proposta B, aborda questões que contemplam capacidades leitoras, tais como: ativação de conhecimentos prévios; estabelecer relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente; estabelecer relação de causa e conseqüência entre os episódios narrados; posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto; reconhecer o efeito de sentido decorrente de determinadas escolhas lexicais; inferir a partir de elementos presentes no texto, o posicionamento do autor; inferir uma informação implícita e explícita no texto. Essas habilidades visam levar o aluno a efetiva compreensão.
Maria Alice socializada com Anabel e Vera

domingo, 30 de setembro de 2007

Notícia de Jornal

Homem é encontrado morto num edifício de luxo em Jales

Aconteceu ontem às 22:00h no Edifício Copa Mar, na rua Pe. José dos Santos, número 215 no centro de Jales, um fato que alarmou a população.
O funcionário público, João Silva de 37 anos, residente no Edifício Copa Mar, estava no banheiro escovando os dentes quando tocaram a campainha do seu apartamento. Foi até a porta atender, não havia ninguém ,apenas um corpo estendido no chão. Percebeu que era um cadáver. Assustado, João Silva ligou para a delegacia e avisou a polícia.
Quando chegou no local, a polícia ouviu as testemunhas, uma delas, o menor GRC, ainda em estado de choque contou à polícia que ao sair para comprar pão conforme sua mãe pedira, passando pelo corredor, deparou-se com o cadáver. Resolveu tocar a campainha para avisar o senhor João, pois o corpo estava bem em frente da porta de seu apartamento.
A polícia está investigando, mas ainda não tem pistas do assassino.

Gêneros, objetivos e capacidades envolvidos na compreensão e produção de textos - Item 2

Alguns textos que circulam na minha área de conhecimento são: romance, conto, crônica literária, diário, notícia, reportagem, textos de opinião, entre outros. O gêneros presentes nas minhas aulas são: texto de opinião, notícia, reportagem, romance, conto, texto expositivo, exposição oral, seminário, verbete, texto explicativo, tomada de notas, resumo de textos expositivos e explicativos, letra de música, diálogo oral e escrito.
Os alunos geralmente apresentam dificuldade em interagir com textos de opinião e consequentemente em produzir textos deste gênero. Eles têm dificuldade de identificar os argumentos e o posicionamento do produtor do texto. Acredito que estas dificuldades se devem à falta de se desenvolver algumas capacidades tais como: ativação de conhecimentos de mundo, produção de inferências locais e globais, recuperação do contexto de produção.
Joana Dark

Textos que circulam na minha área de conhecimento são:artigos, palestras,projetos de pesquisa, H.Q., charges, informes culturais, relatórios, cartas, romance,conto,crônica literária, reportagens, notícias ,textos de opinião, etc.
Gêneros que costumo usar em sala de aula: seminários, provas, artigo de opinião, crônicas, charges, H.Q., imagens, palestras, relatos, cartas, esportes, narração, descrição, dissertação,conto, paródia,textos publicitários, romance, etc.
A falta do hábito de leitura em nossos alunos tem sido um obstáculo muito grande na compreensão dos textos lidos, apesar de nossos esforços, ainda temos dificuldades para inserir a leitura no cotidiano do aluno, despertando o gosto, o prazer, fazendo-os reconhecer que saber ler e escrever é fundamental para seu projeto de vida. Os Alunos apresentam dificuldades no gênero dissertativo pois na maioria das vezes não conseguem organizar o enunciado. Considerando que têm facilidade para argumentar oralmente porém, nota-se certa dificuldade no momento de relatar por no papel isto porque muitas vezes não possuem o conhecimento necessário para o desenvolvimento de uma boa produção de texto .
Maria Alice

Gêneros, objetivos e capacidades envolvidos na compreensão e produção de textos - Item 1

Entendemos que para responder corretamente a questão sobre o texto "Álcool, crescimento e pobreza" os alunos deveriam ter desenvolvido as seguintes Capacidades de Compreensão (estratégias): ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto; checagem de hipóteses, produção de inferências locais e globais. Os alunos deveriam também ter desenvolvido as seguintes Capacidades de Apreciação e Réplica: recuperação do contexto de produção do texto; definição de finalidades e metas da atividade de leitura; percepção de relações de intertextualidade; percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Texto e leitura

Texto é qualquer construção com significado a partir de um sistema de códigos e convenções. Os textos podem combinar linguagem verbal e não-verbal.
Leitura é o processo pelo qual o leitor realiza um trabalho de construção de texto de acordo com seus objetivos e seus conhecimentos. A leitura não é apenas a decodificação das letras e sim a compreensão na qual os sentidos são constituídos antes mesmo da leitura propriamente dita.
Compreensão de um texto depende da relação do leitor com o texto levando em conta todos os elementos de construção deste texto como: produção, portador, a situação histórico- social em que foi produzido.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Boletim de Avaliação de Alunos

O Boletim é o instrumento utilizado para divulgar o resultado do desempenho do aluno em avaliações. Os boletins escolares oferecem aos diretores, professores, aos pais e equipes pedagógicas informações sobre o desempenho dos alunos das turmas para o devido acompanhamento por parte de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Charge Jornalística

A Charge utiliza-se da caricatura, termo derivado do italiano "caricare", isto é, carregar, sobrecarregar com exagero, satirizando tipos humanos, envolvendo a percepção de um novo momento histórico ligado à modernidade, e, sobretudo, a uma transformação das técnicas de reprodução. A Charge, entretanto, se desprende da função de apenas ilustrar o cotidiano. Com uma síntese dos acontecimentos filtrados pelo olhar de seus atentos produtores e a utilização de recursos visuais e linguísticos, a charge transforma a intenção artística, nem sempre objetivando o riso - embora o tenha como atrativo - em uma prática política, como uma forma de resistência aos acontecimentos. O desgaste das intenções de sua temática, centrada na atualidade, é inevitável, entretanto, dentro de um contexto histórico, poderá por diversas vezes repetir-se, ou seja permanecer atual enquanto crítica ao momento vivido.

Romance Policial

O Romance Policial é um tipo de narrativa que expõe uma investigação fictícia, ou seja, a superação metódica de um enigma ou a identificação de um fato ou pessoas misteriosos. Toda narrativa policial apresenta um crime e alguém disposto a desvendá-lo, porém nem toda a narrativa em que esses elementos estão presentes pode ser considerada policial. Isto porque além da necessidade de um crime, é preciso também uma forma de articular a narrativa, de estabelecer a relação do detetive com o crime e com a narração.

Definição de alguns gêneros discursivos

RELATO DE EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA
O Texto de Divulgação Científica é um gênero particular de discurso que transpõe um discurso específico de uma esfera do campo científico para a comunidade em geral. Em outras palavras, é por meio do Texto de Divulgação Científica que a sociedade entra em contato com as pesquisas que estão sendo realizadas e dos experimentos em andamento.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

As esferas de atividades humanas e os gêneros dos discursos

1- Congresso Nacional
-Esfera de atividade representada
Política

-Atores envolvidos
Deputados e Senadores

-Interesses/Perspectivas em jogo
Defender os interesses do povo, aprovar ou não projetos de lei , decretos, confirmar o poder Executivo

Exemplos de atividades realizadas na esfera
Sessões, reuniões, julgamentos dos projetos

Gêneros em circulação
Leis, decretos, projetos, discursos




2 – Diário de Notícias
-Esfera de atividade representada
Jornalística

-Atores envolvidos
Repórteres, redatores, jornalistas

-Interesses/Perspectivas em jogo
Informar as pessoas, comentar situações, promover discussões, divulgações

Exemplos de atividades realizadas na esfera
Notícias, produção de textos opinativos, publicitários, charges, entrevistas e entretenimento

Gêneros em circulação
Jornais, revistas, internet, televisão




3- Laboratório de Química
-Esfera de atividade representada
Acadêmico-científica

-Atores envolvidos
Cientistas, pesquisadores, alunos, professores


-Interesses/Perspectivas em jogo
Testar fórmulas para curar doenças , fazer experimentos

-Exemplos de atividades realizadas na esfera
Testes, estudo, análise

Gêneros em circulação
Bulas, instruções, verbetes, relatórios de experiência



4 - Sala de Aula
-Esfera de atividade representada
Escolar

-Atores envolvidos
Professor, aluno, diretor, coordenador, funcionários

-Interesses/Perspectivas em jogo
Ensinar e aprender, interagir

-Exemplos de atividades realizadas na esfera
Planos de atividades, leituras diversas, projetos e avaliações

Gêneros em circulação
Textos, diários, seminários, palestras, relatórios, vídeos, internet, etc

Fórum: O livro que marcou minha vida

O livro me comoveu por causa da situação de guerra e seca no nordeste na época, a personagem Conceição que circula pelos dois mundos (de ricos e pobres) e me marcou principalmente porque quando li eu era adolescente e fiquei encantada com o romantismo e sensibilidade presentes no livro.
Joana
Livro O Conde de Monte Cristo
Este livro me marcou muito porque na época em que eu li, era uma adolescente e estava muito apaixonada e vivi junto com com ele a fantasia de que quando se está apaixonado tudo dá certo no final. Era muito jovem para ver no romance a crise política e o golpe de Estado.
Fiquei sabendo a bem pouco tempo da existência do filme.Loquei e o assisti 20 anos mais tarde .Onde deu pra notar claramente que o romance não se tratava apenas de um conto de fada.
Maria Alice.

Forum: Checagem das hipóteses do título do livro Se um viajante numa noite de inverno

A antecipação que fizemos sobre o livro de Ítalo Calvino não corresponde ao conteúdo do mesmo, já que se trata da questão da prática de leitura e escrita.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O Quinze (Rachel de Queiroz)

O Quinze é uma ação conduzida em dois planos, aos quais liga a figura central de Conceição, que pertence realmente aos dois. É através da sua experiência, através do que ela sente, que os mundos de ricos e pobres confluem. É Conceição, pela inevitável fusão da personagem com a autora, que, integrado numa humanidade única, as duass veias da ação romanesca, a ambos torna reais - pois, com efeito, a receptividade da personagem é a mesma da romancista: é ela quem dá autenticidade a cada um dos mundos e, tornando-os próximos, evitando o perigo do romance social, com a sabida divisão entre "bons pobres" e "maus ricos", nos faz sentir, num plano muito superior, a igual inevitabilidade do drama sob ambas as suas faces.
Joana
Sinopse do romance O Conde de Monte Cristo.
Edmond Dantes é um homem que é preso sob falsa acusação, em 1815. Na verdade, houve um complô político onde Edmond Dantes, mesmo sem saber de nada, poderia descobrir um golpe contra o Estado. Temendo isto, seu grande opositor acusou-o de traidor. Determinou sua prisão e casou-se com sua amada (que nunca o esqueceu).
Após muito tempo Edmond consegue fugir, vingando-se de todos os seus inimigos e angariando uma grande fortuna, que conseguiu através de um amigo de cela, que lhe indicou um local onde os antigos piratas escodiam seus tesouros. Mesmo não acreditando muito, Edmond investiu na aventura e confirmou a história de seu velho amigo de prisão, tornando-se milionário e vingando-se de todos aqueles que o tinham traido.
Maria Alice.

A menina que roubava livros (Markus Zusak)

Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros", livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times".Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar.Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhece-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Predição do título do livro: Se um viajante numa noite de inverno

Imagino um homem solitário caminhando por uma estrada deserta, em uma noite fria, em busca de um abrigo.

Paródia: Se um viajante entre as nuvens na asa de um avião

Com certeza não seria fácil encontrar a posição ideal. Teria que se por as pernas entre o reverso e a asa, esticaria o corpo e a cabeça ao longo do avião. Com o vento suave tocando seu corpo, pegaria o livro e com certeza, nem veria o tempo passar nesta viagem. Perto das nuvens não saberia se estaria viajando ou lendo realmente. Pluft! E eu acordei!

Biografia de Ítalo Calvino

CALVINO, ITALONasceu em Santiago de Las Vegas, Cuba, em 1923, tendo ido logo a seguir para a Itália. Participou da resistência ao fascismo durante a guerra e foi membro do Partido Comunista até 1956. Em 1946 instalou-se em Turim, onde doutorou-se com uma tese sobre Joseph Conrad. Publicou sua primeira obra, Il sentiero dei nidi di ragno, em 1947. Com O visconde partido ao meio, lançado em 1952, o autor abandonou o neo-realismo dos primeiros livros e começou a explorar a fábula e o fantástico, elementos que marcariam profundamente a sua obra. Nos anos 60 e 70 aprofundou suas experiências formais em livros como As cidades invisíveis e Se um viajante numa noite de inverno. Considerado um dos maiores escritores europeus deste século, morreu em 1985. Entre os livros publicados mais recentemente, estão 'Os nossos antepassados' (1997),'Se um viajante numa noite de inverno' (1999), e as obras póstumas 'Sob o sol jaguar' (1995) e Seis propostas para o próximo milênio (1990).

Sinopse do livro" Se um viajante numa noite de inverno"

Nesta obra-prima de engenhosidade, publicada originalmente em 1979, o inquieto escritor italiano realiza uma verdadeira proeza - unir as preocupações complexas da vanguarda literária com a fluência narrativa de um bom romance tradicional. O personagem principal é o Leitor que compra este livro e se instala confortavelmente para lê-lo. É uma história cheia de mistério que se inicia numa estação ferroviária enfumaçada, mas quando o Leitor começa a se empolgar, ela se interrompe - há um erro de encadernação no livro, que repete até o fim as mesmas páginas iniciais. É preciso voltar à livraria e trocar o exemplar para prosseguir a leitura. O exemplar seguinte, conta uma outra história, que tal como a primeira, se interrompe por problemas de encadernação. Nessa busca da satisfação do prazer da leitura, o Leitor enfrenta situações absurdas, personagens bizarros, vive situações cômicas e conhece uma misteriosa Leitora, por quem se apaixona

Nosso depoimento sobre leitura e escrita

A leitura tem o caráter de nos dar prazer além de nos proporcionar oportunidade de crescimento. Através da leitura viajamos para outros mundos e buscamos novos caminhos.
Escrever é um desafio que vai sendo melhorado através de boas leituras.

Conclusão do Fórum: A leitura e a escrita devem merecer atenção de todas a disciplinas?

A leitura e a escrita fazem parte de todas as disciplinas, facilitando a compreensão dos conteúdos uma vez que quando se fala em leitura, não se trata só de palavras, mas de signos, símbolos, códigos que transmitem comunicação.
O trabalho com os vários gêneros do discursos em circulação possibilita o trabalho das diversas disciplinas no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.

Conclusão do Fórum: Relato de experiências

Encontramos algumas dificuldades em relação à criação da conta e do blog no primeiro encontro.
Estamos bastante curiosas e ansiosas, pois este é um curso diferente e a informática é um desafio para nós, mas estamos animadas com a perspectiva de manter contato com outras pessoas e trocar experiências no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no decorrer do curso.

Perfil da Maria Alice

Sou professora de Língua Portuguesa há 18 anos na rede estadual. Formada pela Unijales, sempre trabalhei no interior. Permaneci um longo periodo numa mesma escola na cidade de São Francisco. Atualmente trabalho em outro município.
Gosto de literatura e de tudo que está relacionado à arte, principalmente músicas e telas.
Sou casada há 17 anos, tenho dois filhos maravilhosos: Gabriele e Guilherme.

Definição de Blog

O Blog é um gênero da internet criado para a veiculação de texto escrito,
de acesso livre onde podemos criar e recriar nossos textos. Os mesmos ficam disponíveis para que outras pessoas tenham acesso e possam fazer comentários a respeito dos mesmos.

Expectativas

Estou muito animada com o curso, pois é uma oportunidade de desenvolver as habilidades de leitura e escrita trabalhando com um gênero tão atual como o blog. Acredito que o curso nos capacitará a utilizar mais esta tecnologia no desenvolvimento de nossas aulas.

Perfil da Joana

Sou professora de Inglês e Português na rede estadual há 15 anos. Formada na Unijales, trabelhei em Campinas, depois em Araçatuba, onde fiz a pós-graduação em Línguas e Práticas Pedagógicas. Atualmente, trabalho em São Franciso.
Não sou casada, tenho duas filhas. Gosto de viajar, ouvir música, ler, ver televisão e estar na presença dos amigos e da família.
Gosto do meu trabalho e me relaciono bem com meus alunos.